//Testes Mobile

O número de dispositivos móveis e os adeptos a esta tecnologia aumentam a cada dia, levando a grande necessidade das empresas adaptarem seus serviços e sistemas a este meio. Porém, é muito importante ao efetuar essa adaptação manter a qualidade, garantir o bom funcionamento e a boa usabilidade para o cliente, afinal é a reputação de sua empresa que está em jogo.

GARANTINDO A QUALIDADE

Para isso, existem os testes mobile que se diferenciam dos aplicados em desktop, pois a imensa variedade de modelos e sistemas de dispositivos móveis não permitem a padronização do ambiente, havendo a necessidade da elaboração de cenários específicos para cada tipo de aparelho.

Além disso, a automação desses testes contam com ferramentas que permitem um envolvimento mais efetivo de todos profissionais do projeto no processo de validação da aplicação, sendo uma ótima solução para melhoria da experiência mobile.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Redução de custos
Identificação prévia de riscos
Neutralização de impactos negativos
Otimização da mão de obra
Certificação de qualidade da aplicação
Garantia de satisfação do Cliente e Usuário

METODOLOGIA DA REALIZAÇÃO DOS TESTES

planejamento

ARTEFATOS GERADOS

Ata de Reunião
Entregáveis do Projeto
Plano de Teste

especificacao

ARTEFATOS GERADOS

Roteiro de Testes
Definição de Massa
Solicitação de ambiente

execucao

ARTEFATOS GERADOS

Status report (Não Funcional)
Revisão
Cenário
Termo de Finalização
Relatório de Defeitos

É importante que as atividades de testes comecem no início do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

TIPOS DE TESTE

doc
comp
celular
nuvem
tablet

PLANEJAMENTO

Para garantir que o aplicativo interaja e se comunique com o sistema operacional, hardware e todos os tipos de rede de maneira satisfatória, é essencial que a compatibilidade seja verificada e atestada com cuidado.
E caso a compatibilidade não seja verificada e atestada, o aplicativo pode sofrer de lentidão, perda de dados ou travamento, um problema comum, principalmente levando em consideração que há diferentes tipos de conexões sendo executadas a todo o momento.

DESEMPENHO

Os testes dessa categoria focam na eliminação dos gaps que provocam lentidão ou travamento do aplicativo, criando situações de estresse, altas cargas e grande número de solicitações para cada função da aplicação, identificamos os erros.

MOBILIDADE

Testa-se a capacidade de comunicação do aplicativo, já que é muito comum o compartilhamento de diversas informações, sendo necessária a boa e correta estruturação para uma comunicação eficaz.

SINCRONISMO

Teste que se tornou necessário a partir do momento em que começamos a utilizar a tecnologia de armazenamento de dados na nuvem, havendo a necessidade de garantir se não há perdas excessivas de pacotes e se a aplicação consegue fazer a sincronia perfeita dos dados na rede.

USABILIDADE

Teste focado especialmente na experiência do usuário, visando garantir a facilidade, agilidade e o sucesso nas ações pretendidas a efetuar dentro da aplicação.

CASES DE SUCESSO

Quer conferir os cases de clientes que tiveram os seus respectivos projetos com qualidade e sucesso garantidos? clique aqui

logorodape